
CURSO LIVRE DE INVERNO
Para participar, não é necessário realizar inscrições prévias.
Acesse: https://www.youtube.com/asbrad
(Lembre de ativar o sininho para receber a notificação de início do episódio).
PROGRAMAÇÃO (de 25 a 29 de julho de 2022).
Segunda-feira
Bloco 1- PROJETOS ESTRATÉGICOS CONTRA O TRÁFICO DE PESSOAS
A abertura da Websérie contará com o lançamento da campanha “Expectativa X Liberdade 2022”, produto do premiado projeto Estratégico Liberdade no AR que busca a disseminação do conhecimento para a prevenção ao tráfico de pessoas e trabalho em condição análoga à de escravo. A campanha conta com animações inéditas que abordarão o tema na perspectiva do aliciamento para o amor romântico; exploração na construção civil e em atividades ligadas ao desmatamento. A partir de 30 de julho, os vídeos serão veiculados nos principais aeroportos, rodoviárias e portos do Brasil.
O Procurador- Geral do Trabalho, Dr. José de Lima Ramos Pereira e representante da Conaete Nacional, Lys Sobral Cardoso participarão da abertura da temporada 2022, reafirmando a importância de ações no eixo da prevenção ao tráfico de pessoas e trabalho escravo para todo o Brasil. Em seguida, celebraremos o primeiro ano da parceria inédita para retorno seguro de vítimas do tráfico de pessoas. Gislaine Rossetti, da Latam e Dalila Figueiredo, presidente da Asbrad, refletirão sobre a importância do Projeto Avião Solidário.
Bloco 2- ENGAJAMENTO DO CINEMA NA LUTA CONTRA O TRÁFICO DE PESSOAS
Após a abertura, o Cineasta, Renato Barbieri, e o ex- Procurador Geral do Trabalho, professor e advogado Luís Antônio Camargo de Melo, falarão sobre a arte como estratégia de engajamento na luta contra todas as formas de exploração. Os participantes dialogarão sobre os fatos que inspiraram do filme Pureza e o sistema que perpetua situações de superexploração do trabalho humano. O encontro será mediado pela Procuradora do Trabalho, Cristiane Sbalqueiro.
Terça-feira
Episódio 02- EXPERIÊNCIAS DE PÓS-RESGATE
Após a identificação e resgate de pessoas que sobreviveram ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo inicia-se uma angustia: como quebrar ciclos geracionais de exploração e evitar processos de (re)exploração? Motivados pelo ideal da liberdade, o episódio apresentará experiências exitosas que buscam apoiar grupos em situação de vulnerabilidade.
A primeira inciativa será apresentada pelo Procurador do Trabalho, Gustavo Accioly apresentando diversas iniciativas que inspiram a luta contra o tráfico de pessoas e o trabalho escravo. Dentre elas, apresentará os projetos que foram transformadores para as vítimas, como o curso de capacitação em moda com o renomado estilista Reinaldo Lourenco para trabalhadores e trabalhadoras resgatadas, a formação da rede Costurando Sonhos, a capacitação para pessoas trans vítimas de tráfico de pessoas, algumas egressas do sistema prisional, além de migrantes e refugiadas, dentre outras ações transformadoras.
As demais inciativas são a Caravana da Liberdade, no Maranhão, com a exposição de Erik Ferraz, Oficial de Projetos da OIT e a apresentação do projeto Raice – Rede de Ação Integrada para Combater a Escravidão por Brígida dos Santos, assistente social da CPT, compartilhando experiência que ocorre nos estados do Tocantins, Pará e Rio de Janeiro buscando fortalecer a rede de enfrentamento ao trabalho escravo e estimular a realização de fiscalizações e denúncias. A mediação será realizada por Graziella Rocha- Coordenadora de Projetos da Asbrad.
Quarta-feira
Episódio 03- CRIANÇAS E ADOLESCENTES, ESTRATÉGIAS DE BASE E ESCUTA CENTRADA NA VÍTIMA
Neste episódio, contaremos com a experiência da Rede Peteca, representada pelo Procurador Regional do Trabalho Antônio Oliveira Lima, que nos ajudará a compreender os efeitos perversos da exploração na vida de crianças e adolescentes que propicia a inclusão no círculo vicioso do tráfico de pessoas para fins de trabalho escravo.
O defensor dos direitos humanos, Francisco Alan Santos Lima, representante da Comissão Episcopal Especial para o Enfrentamento ao tráfico humano da CNBB, falará sobre as estratégias de atuação para mobilização do trabalho de base no combate ao tráfico de pessoas.
A Juíza do Trabalho Aline Fabiana Campos Pereira, contará sua experiência como pesquisadora na Universidade Nottingham e a importância de procedimentos centrados na proteção das vítimas. A mediação será realizada por Graziella Rocha- Coordenadora de Projetos da Asbrad.
Quinta-feira
Episódio 04- VISÃO INTERNACIONAL DO TRÁFICO DE PESSOAS
Pesquisa recente realizada pela OIT e a Clínica do Trabalho Escravo da Universidade Federal de Minas Gerais traçou um perfil dos processos criminais envolvendo o tráfico internacional de pessoas e seus impactos na garantia de direitos. Abordando os resultados da pesquisa e algumas tendências internacionais sobre o tema, contaremos com a presença da Coordenadora da Clínica de Trabalho escravo e tráfico de pessoas da UFMG, a Profª Dra. Lívia Miraglia e de Débora Castiglione, Assistente de operações da OIM Brasil. A mediação será realizada pela Procuradora do Trabalho Cristiane Sbalqueiro.
Sexta-feira
Episódio 05- BALANÇO SOBRE TRÁFICO DE PESSOAS E TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL
No fechamento da temporada 2022 apresentaremos dados recentes e fatores de risco para o tráfico de pessoas e o trabalho análogo ao escravo no Brasil. Serão realizadas análises a partir de resultados de fiscalizações e procedimentos do MPT e da DETRAE e dos relatórios produzidos pelo UNODC. O episódio contará com a participação do Vice-Coordenador Nacional da Conaete, Italvar Medina; do Chefe da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo Maurício Krepsky Fagundes e da Coordenadora de Projetos para o Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes do UNODC Brasil, Daya Hayakawa. A mediação será realizada pela Procuradora do Trabalho Cristiane Sbalqueiro.
—————————————————
CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO
Serão oferecidos Certificados de Participação, no formato digital, somente para pessoas que acompanharem a transmissão AO VIVO.
Passo a passo para adquirir os certificados:
1- Assistir AO VIVO a transmissão no canal do Youtube (começa às 19h – horário de Brasília);
2- Entrar no bate papo e clicar no link que será disponibilizado pelos administradores;
3- Durante a transmissão, acessar ao link;
4- Na página externa, preencher os dados solicitados para a emissão do certificado e confirmar a solicitação. Você receberá um e-mail de confirmação do seu pedido.
5- Os certificados serão enviados automaticamente para os e-mails cadastrados, em até 24 horas, após o encerramento da transmissão AO VIVO.
Observações:
* Somente aqueles que acompanharem AO VIVO poderão solicitar os certificados de participação;
** Os certificados registrarão 02 horas de atividades complementares diárias.