ASBRAD

Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude

Websérie 2024- Tráfico de Pessoas no Brasil – Quinta Temporada

De 1º a 4 de julho de 2024 – sempre às 19h00 (BRT)

     DEBATES AO VIVO!!!!

Acesse: www.youtube/asbrad

🔔 Não esqueça de curtir a nossa página no Youtube 🔔

100% Gratuito
08 horas de conteúdo online
Certificados de Participação
*Confira o regulamento no final desta página.


Programação:

Segunda-feira – 01 de julho

O primeiro episódio será dividido em três  importantes temas:

  1. Liberdade no Ar- Cinco anos de parcerias estratégicas;

2. O papel da Aviação no combate ao tráfico de pessoas; e 

 3.Prevenção ao tráfico de pessoas no contexto de desastres ambientais.

Ep. 01- parte 1🤝LIBERDADE NO AR- CELEBRAÇÃO DE PARCERIAS.

Na abertura da temporada, o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Dr.Augusto César Leite de Carvalho celebra a parceria com o Projeto Liberdade no Ar e reflete sobre a importância de iniciativas de combate ao tráfico de pessoas. Ele destaca o comprometimento do TST com a eliminação de todas as formas de exploração do trabalho.

Na sequência, o debate é liderado pela Vice Procuradora Geral do Trabalho, Dra. Maria Aparecida Gugel, que destaca a importância do envolvimento de diversos setores para avançar no enfrentamento ao crime e na garantia de direitos das vítimas.

Convidados:

  • 👥 Representante do Tribunal Superior do Trabalho
  • 👥Representante da Procuradoria Geral do Trabalho
  • 👥Representante do Ministério Público do Trabalho

Ep. 01- parte 02- ✈️O PAPEL DA AVIAÇÃO NO ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS.

A representante da Latam Airlines, reflete sobre a importância do engajamento das companhias aéreas no combate ao tráfico de pessoas e celebra o sucesso do Programa Avião Solidário, que apoia o retorno seguro de vítimas. Representantes da ANAC e da INFRAERO abordam a novas iniciativas para a aviação civil e o protagonismo no Brasil no cenário internacional.

Na sequência, a gerente do Projeto Liberdade no Ar e a presidente da Asbrad lançarão os novos vídeos da campanha “Expectativa versus Realidade”.  Destaca-se que esta é a maior iniciativa nacional de prevenção ao tráfico de pessoas, presente nos principais aeroportos do país.  Neste ano, a campanha abordará falsas promessas relacionadas ao garimpo ilegal e à exploração em confecções de roupas.

Convidados:

  • 👥 Representante da Infraero
  • 👥Representante da ANAC
  • 👥Representante da LATAM
  • 👥Representante do Ministério Público do Trabalho
  • 👥Representantes da ONG Asbrad
  • *Lançamento dos novos vídeos da campanha Expectativa vs Realidade.

Ep. 01- parte 03- 🌧️ DESASTRES AMBIENTAIS E OS RISCOS PARA POPULAÇÕES DESLOCADAS

  Diálogos sobre a necessidade de um plano de ação para prevenção ao tráfico de pessoas em contextos de respostas humanitárias.

A recente crise humanitária que se instalou no Estado do Rio Grande do Sul acendeu um importante alerta sobre a necessidade de construir planos de ação para prevenir o tráfico de pessoas em contextos de desastres ambientais. A combinação de eventos climáticos extremos, como enchentes e secas prolongadas, tem causado deslocamentos forçados e aumento da vulnerabilidade de populações inteiras, criando um terreno fértil para o tráfico de pessoas, em decorrência do aproveitamento da vulnerabilidade dessas populações. Este debate, embora novo, é extremamente urgente e demanda a união de diversos órgãos governamentais, organizações internacionais e a sociedade civil para formular e implementar estratégias eficazes de prevenção. . A situação desafia as autoridades e organizações a adotarem medidas eficazes de proteção e apoio. Para abordar esses desafios e buscar soluções, contaremos com a participação de representantes das agências da ONU para Migrações (OIM) e Refugiados (ACNUR) do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Este encontro visa promover uma discussão profunda sobre estratégias e políticas necessárias para garantir a segurança e os direitos dos deslocados climáticos no Brasil.

Convidados:

  • 👥 Representante do CNJ
  • 👥 Representante da ACNUR
  • 👥 Representante da OIM

Terça-feira – 02 de julho

EPISÓDIO 02- TECNOLOGIA E OS RISCOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

💻🧒Diálogos sobre a influência da tecnologia no aliciamento e exploração de crianças e adolescentes.

Nos últimos anos, o tráfico de pessoas tem se aproveitado do avanço tecnológico para atingir suas vítimas, utilizando redes sociais, aplicativos de mensagens e outras plataformas digitais para aliciamento e exploração de crianças e adolescentes. Em resposta a essa situação, existem aplicativos e plataformas dedicadas a fornecer informações e alertas para potenciais vítimas, ajudando na identificação de risco online. Iniciativas governamentais e não governamentais estão colaborando para desenvolver e implementar essas ferramentas tecnológicas.  O  episódio debate como uso de tecnologia deve estar na linha de frente do combate ao tráfico de pessoas, promovendo avanços significativos na proteção de vítimas e na punição dos responsáveis.

Convidados:

  • 👥 Representante do Ministério Público Federal
  • 👥 Representante da ONG Chidhood Brasil

Quarta-feira -03 de julho

💄👠 TRABALHO SEXUAL E OS DESAFIOS PARA GARANTIAS DE DIREITOS E PROTEÇÃO CONTRA O TRÁFICO DE PESSOAS.

Diálogo sobre o trabalho sexual dentro dos paradigmas atuais de proteção e garantia de direitos. Lançamento do vídeo: “Sou trabalhadora sexual e é claro que tenho direitos” da Defensoria Pública da União (DPU ), Asbrad e Aspromig.

As redes sociais trouxeram um novo paradigma para trabalhadores sexuais, proporcionando maior autonomia em seus trabalhos. Por outro lado, essas plataformas também facilitam o aliciamento com base em falsas promessas de melhores oportunidades em outros países, expondo trabalhadoras e trabalhadores sexuais ao risco do tráfico de pessoas.

Representantes do Ministério Público do Trabalho e da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT)/MTE falam sobre casos emblemáticos e estratégias implementadas para garantir os direitos laborais de profissionais do sexo. Refletem sobre os avanços que precisam ser realizados no campo da proteção aos profissionais do sexo. A representante da Defensoria Pública da União reflete sobre os esforços para apoiar o retorno voluntário de vítimas no exterior, destacando as dificuldades enfrentadas e os mecanismos legais disponíveis para proteção.

O episódio conta ainda com a participação da fundadora da Associação das Prostitutas de Minas Gerais (Aprosmig), uma ativista e profissional do sexo que fala sobre os desafios enfrentados por trabalhadoras sexuais no Brasil e no exterior, incluindo a falta de regulamentação adequada, a vulnerabilidade a abusos e a exploração, e a necessidade de políticas públicas mais robustas para protegê-las.

Durante o episódio ocorre o lançamento do Vídeo: Sou trabalhadora sexual e é claro que tenho direitos! Uma produção da Defensoria Pública da União (DPU) e as Organizações da Sociedade Civi: Aspromig e Asbrad que busca chamar atenção para a necessidade de proteção dos direitos de profissionais do sexo.

 Convidados:

  • 👥 Representante da Defensoria Pública da União
  • 👥 Representante do Ministério Público do Trabalho
  • 👥 Representante da SIT/ Ministério do Trabalho
  • 👥 Representante da ONG Aspromig
  • *Lançamento do Vídeo: Sou profissional do sexo e é claro que tenho direitos!

Quinta-feira -04 de julho

💙 🌟💪TRANSFORMANDO DOR EM LUTA: A VOZ DAS VÍTIMAS DO TRÁFICO DE PESSOAS

No quarto episódio da Websérie, conheceremos as histórias de três pessoas que sobreviveram ao tráfico de pessoas e ao trabalho infantil e construíram suas próprias estratégias para lidar com os efeitos dessa terrível violação dos direitos humanos, transformando sua dor em luta.

👶✈️👩‍👧🎥 Isabella

Isabella foi vítima de uma adoção ilegal realizada por uma rede de tráfico de crianças. Ela lutou para esclarecer os fatos, conhecer suas raízes e passar a limpo a sua história. Sua saga está narrada no documentário Vidas Roubadas, disponível no GloboPlay. Hoje, Isabella é uma ativista contra a adoção ilegal e apoia outras pessoas a encontrar seus familiares e infâncias perdidas.

💼🚜✊🏾 Luís Henrique

Luís Henrique,  baiano, foi resgatado de condições de trabalho análogas à escravidão no Sul do país. Atualmente, ele trabalha no Núcleo municipal de enfrentamento ao tráfico de pessoas e contrabando de migrantes, em Lauro de Freitas na Bahia. Com base em sua experiência, ele agora se empenha em evitar que outras pessoas caiam no mesmo golpe.

🚦👧👩‍🏫 Swany

Swany Zenobini foi resgatada, ainda bebê, em um semáforo onde havia sido colocada pela genitora para realizar mendicância com os irmãos. Anos depois, já adulta, ela começou a compreender o que passou e tornou-se uma ativista contra o trabalho infantil e o tráfico de pessoas. Hoje, Swany atua em comissões que abordam esses temas e apoia redes de direitos humanos.

Cada uma dessas histórias é um testemunho poderoso de resiliência e coragem, destacando a importância de transformar a dor em uma luta contínua pela justiça e pelos direitos humanos.


 

 

Regulamento para obtenção dos Certificados:

Certificados de participação:

1.Todos os dias, durante a transmissão ao Vivo, no chat do Canal do Youtube/Asbrad, serão disponibilizados QR CODES e links para cadastro e obtenção dos certificados de participação no episódio do dia;

2.Durante a transmissão é necessário acessar a página externa, preencher os dados e confirmar a solicitação do certificado.

3.Os certificados de participação serão digitais, emitidos automaticamente e enviados para o e-mail cadastrado em até 24 horas após o término do episódio.

4.Necessariamente, para cada episódio assistido, deverá ser realizado um novo cadastro para a obtenção dos certificados de participação.

5. Cada episódio totalizará 02 horas de atividades diárias.

Para converter os certificados de participação em Certificado de Curso de Inverno- chancelado pela UFMG, você deve: 

✅Estar presente nos três  encontros ao vivo;
✅Baixar os certificados  online. (Conforme instruções acima).
✅Enviar até o dia 20/08, para o e-mail: clinicatrabalhoescravo@gmail.com                                   

Anexe  os três certificados e escreva um parágrafo com as suas impressões e deixe sugestões para o ano que vem!

Dúvidas frequentes:

1.Por que preciso me cadastrar todos os dias para receber os certificados de participação? Porque o nosso curso é democraticamente oferecido, no Youtube, para um número imprevisível de pessoas. Considerando nossa força de trabalho e recursos disponíveis, a emissão automática e diária é a melhor solução para assegurar que somente receberão os certificados aqueles que, de fato, acompanharam os episódios da Websérie.  

2.Eu posso obter o certificado somente de 01 dia que acompanhei? Sim. Não existem limites quanto ao número de certificados de participação que poderão ser obtidos. Cada episódio totalizará 02 horas de atividades.

3. Caso eu não consiga acompanhar ao vivo, posso solicitar o certificado de participação? Não. Os certificados são exclusivos para aqueles que acompanharem ao vivo.

……………………..

PROJETO SEM FINS LUCRATIVOS!

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 18 ANOS:
Tema sensível. Poderão ser exibidos vídeos e imagens contendo cenas de sexo e violência.

Ficou alguma dúvida?

Escreva para: projetos@asbrad.org.br

………………………….

Realização:
Ministério Público do Trabalho- Projeto Liberdade no Ar
Associação Brasileira de Defesa da Mulher da Infância e da Juventude- Asbrad
Clínica de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas da Faculdade de Direito da UFMG